Equação da reta no plano

A equação da reta no plano cartesiano pode ser encontrada de várias maneiras. Uma das maneiras de obter a equação de uma reta é a sua forma cartesiana que, provavelmente, você já deve ter visto no ensino fundamental e se não viu, ou não lembra, não tem problema. Veremos nesta aula algumas formas de obter a equação da reta em $\mathbb R^2$ a partir de alguns problemas propostos.

Problema 1

Considere os pontos $A=(2,1)$ e $B=(-2,4).$ Como podemos encontrar a equação da reta que passa pelos pontos $A$ e $B$ ?

Para encontrar a equação da reta considere um ponto $P=(x,y)$ sobre a reta procurada e,então, vamos analisar como as coordenadas desse ponto se relacionam. Observe na figura a seguir que os triângulos $ABC$ e $APQ$ são semelhantes e então temos que $$-\frac{3}{4}=\frac{y-1}{x-2}.$$ Sendo assim, temos que $$3x+4y=10.$$ Concluímos então que qualquer ponto que esteja sobre essa reta suas coordenadas se relacionam por meio dessa expressão matemática que é chamada equação da reta.

Figura

Problema 2

Como podemos encontrar a equação da reta que passa pelos pontos $A=(-2,1)$ na direção do vetor $v=(1,-1)$?

Figura

Utilizando o raciocínio análogo ao Problema 1, vamos considerar um ponto $P=(x,y)$ sobre a reta procurada e analisar como as coordenadas desse ponto se relacionam. Observe que o vetor $\overrightarrow{AP}$ é paralelo ao vetor diretor $v$, e então deve existir um número real $t$ tal que $$\overrightarrow{AP}=tv.$$ Escrevendo em coordenadas temos $$(x+2,y-1)=(t,-t).$$ Daí, temos que $$x=2+t \qquad \qquad y=1-t. \qquad \qquad (*)$$ Assim, concluímos que para cada ponto da reta suas coordenadas são calculadas em função de $t$ conforme obtido em $(*).$

Observe também que podemos somar $x$ e $y$ e obter outra relação equivalente dada pela equação $$x+y=3$$

Problema 3

Dado um ponto $A=(-3,2)$ e um vetor $n=(1,3)$ de que maneira podemos deduzir a equação da reta que passa pelo ponto $A$ e é perpendicular ao vetor $n$?

Figura

Se considerarmos que $P=(x,y)$ é um ponto da reta então podemos observar que o vetor $\overrightarrow{AP}$ é perpendicular ao vetor $n$ e então o produto escalar entre eles é igual a zero, isto é, $$\overrightarrow{AP}\cdot n =0 .$$ Logo, $$(x+3,y-2)\cdot (1,3)=0,$$ daí temos $$x+3y=3.$$ Concluímos então que se um ponto está sobre a sua reta, então suas coordenadas se relacionam conforme a expressão obtida, daí temos a equação da reta.

Você deve ter percebido que para resolver os problemas apresentados, mesmo tendo condições iniciais diferentes, utilizamos a mesma lógica para dedução da equação da reta. Note que embora não conhecemos a reta o que fizemos foi supor que temos um ponto da reta e a partir daí analisamos como as coordenadas desse ponto devem se relacionar utilizando conhecimentos prévios e as condições iniciais do problema. No problema 1 encontramos essa relação utilizando semelhança triângulo, no problema 2 utilizamos vetores paralelos e no problema 3 utilizamos vetores perpendiculares. Além disso, você deve ter percebido que nos três problemas encontramos que um ponto de uma reta $P=(x,y)$ deve ter suas coordenadas se relacionando por uma expressão matemática do tipo linear dada por $$ax+by=d.$$

Problema 4

Considere os pontos $P=(x,y)$ tal que suas coordenadas se relacionam por uma expressão linear $$ax+by=c.$$ Será que podemos dizer que que esses pontos estão sobre uma reta? A resposta é sim! Para facilitar suponha que a equação seja $$x-3y=2$$ de que maneira podemos verificar se esses pontos formam uma reta? Discuta esse problema com seu colegas para mostrar esse fato.

Equação geral da reta

O conjunto dos pontos $P=(x,y)$ tais que $$ax+by=d$$ formam uma reta. Portanto, chamamos essa expressão de equação geral da reta. Dada a equação geral de uma reta podemos identificar a partir dos coeficientes de $x$ e $y$ as coordenadas do vetor perpendicular à reta, a saber $n=(a,b).$

Gráfico

Para fazer o gráfico de uma reta a partir de sua equação geral podemos escolher um ponto da reta e traçamos por esse ponto a reta perpendicular ao vetor $n=(a,b).$

Exemplo: A equação $2x-y=1$ é a equação de uma reta perpendicular ao vetor $v=(2,-1).$ Para fazer o gráfico escolhemos um ponto qualquer dessa reta e, para fazer isso, vamos escolher a coordenada $x=1$ e então obtemos que $y=1$. Logo temos o ponto $A=(1,1)$. Agora traçamos a reta que passa pelo ponto $A$ que é perpendicular ao vetor $v.$

Figura

Equação cartesiana

A equação de uma reta em $\mathbb R^2$ escrita na forma de $$y=mx+k$$ é chamada de equação cartesiana.. Na equação cartesiana da reta chamamos $m$ de coeficiente angular da reta e $k$ é chamada de coeficiente linear da reta.

Dada a equação geral da reta escrita na forma $$ax+by=d$$ podemos escrever na forma cartesiana isolando a coordenada $y$ deixando-a em função da coordenada $x.$

Exemplo: A reta de equação $2x+3y=6$ é perpendicular ao vetor $v=(2,3)$ e passamos a sua equação para forma cartesiana isolando $y$, onde obtemos $$y=-\frac{2}{3}x+2$$

Figura

Exemplo: A equação $y=2x-3$ é a equação de uma reta de coeficiente angular igual 2 e coeficiente linear igual a -3. Podemos dizer que ponto $A=(1,-1)$ pertence à reta, pois se substituirmos suas coordenadas na equação obtemos $$-1=2\cdot1-3$$ já o ponto $B=(2,4)$ não é um ponto da reta, pois substituindo suas coordenadas na equação obtemos $$4\neq2\cdot2-3.$$ Qualquer ponto cujas coordenadas formam uma solução para equação da reta podemos dizer que este ponto pertence à reta.

Para saber se um ponto pertence à uma reta basta verificar se suas coordenadas formam uma solução para a sua equação.

Exemplo: A equação $y=-3x+1$ é uma reta com coeficiente angular igual a -3. Observe que os pontos $A=(1,-2)$ e $B=(0,1)$ pertencem a reta. Podemos esboçar o gráfico desta reta colocando os pontos $A$ e $B$ no plano cartesianao e traçar uma reta passando por $A$ e $B$.

Gráfico

Para esboçar o gráfico de uma reta a partir da equação cartesiana é suficiente conhecer dois pontos em que ela passa.

Exemplo: Para esboçar o gráfico da reta $y=-x+1$ precisamos conhecer dois pontos quaisquer desta reta. Então basta procurarmos dois pontos cujas coordenadas formam uma solução para sua equação. Para fazer isto basta escolher um valor para $x$, substituir na sua equação e calcular o valor de $y$. Para encontrar um ponto $A$ pertencente à reta podemos escolher $x=-1$ e assim obtemos o valor $y=2$. Logo o ponto $A=(-1,2)$. Para encontrar outro ponto $B$ vamos escolher $x=0$ e então obtemos $y=1.$ Agora podemos esboçar o gráfico como na figura a seguir

A escolha para os valores de $x$ são arbitrárias, você pode escolher quaisquer outros valores e obter pontos diferentes. Faça o gráfico escolhendo pontos diferentes.

O que significa coeficiente angular?

O coeficiente angular é a tangente do ângulo que a reta faz com o eixo $x$. Observe que este coeficiente está relacionado com a inclinação da reta. Veja a figura.

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O que vamos fazer a seguir é mostrar que realmente podemos interpretar o coeficiente angular como sendo a tangente do ângulo entre a reta e o eixo das abscissas.

Considere os pontos $A=(x_a,y_a)$ e $B=(x_b,y_b)$ e queremos encontrar a equação da reta $r$ que contém $A$ e $B$;

Observe na figura que para qualquer ponto $P=(x,y)$ pertencente a reta os triângulos $ABB'$ $APP'$ são semelhantes e, portanto, temos que $$\frac{y_b-y_a}{x_b-x_a}=\frac{y-y_a}{x-x_a} \qquad (2)$$

Após simplificarmos a expressão (2) obteremos $$y=\left(\frac{y_b-y_a}{x_b-x_a}\right)x+\left(\frac{x_by_a-y_bx_a}{x_b-x_a}\right). \qquad (3)$$

Observe da figura que o número $$\frac{y_b-y_a}{x_b-x_a}$$ é exatamente a tangente do ângulo entre a reta $r$ e o eixo $x$. Se você comparar a equação (1) com a equação $(3)$ poderá concluir que $$m=\frac{y_b-y_a}{x_b-x_a}.$$

Exemplo: Considere os pontos $B=(3,1)$ e $C=(5,3)$ e queremos encontrar a equação da reta $r$ que contém $B$ e $C$;

Para qualquer ponto $P=(x,y)$ pertencente a reta os triângulos $BCC'$ $BPP'$ são semelhantes e, portanto, temos que $$\frac{3-1}{5-3}=\frac{y-1}{x-3}$$

A equação da reta é $$y=x-2$$

Observe na figura que a tangente do ângulo entre a reta $r$ e o eixo das abscissas é igual a 1.

Aplicações

Um fabricande de móveis fabrica apenas cadeira e mesas. Em cada cadeira produzida o lucro é de 450,00 reais e cada meso produzida o lucro é de 800,00 reais. Sendo assim, definimos $x_1$ a quantidade de cadeiras a serem produzida e $x_2$ a quantidade de mesas a serem produzidas e então seu lucro pode ser escrito pela expressão $$L=450x_1+800x_2$$ Cada cadeira produzida e utiliza-se 5 unidades de madeira e 10 horas de trabalho. Para cada mesa produzida utiliza-se 20 unidades de madeira e e 15 horas de trabalho. Supondo que há disponibilidade de 400 unidades de madeira e total de horas disponíveis para produção é de 450h o objetivo é determinar quantas cadeiras e mesas devem ser produzidas de modo que o lucro do fabricante seja máximo. Nesse problema uma solução é um par $S=(x_1,x_1)$ que dê o lucro máximo cujas coordenadas satisfaçam as restrições $$5x_1+20x_2\le 400$$ $$10x_1+15x_2\le 450$$ onde $x_1, x_2\ge 0.$ Nesse exemplo um bom conhecimento de geometria ajuda na interpretação e resolução do problema, pois cada uma desses restrições possui uma interpretação geometrica que pode ser esboçada no plano cartesiano.

Na primeira restrição queremos o conjunto de ponto cujas coordenadas satisfaçam $$5x_1+20x_2\le 400.$$ O que sabemos é que $5x_1+20x_2 = 400$ é a equação geral de uma reta e essa reta separa plano em duas regiões uma região que está acima da reta e outra que está abixo da reta. Temos então que os pontos que satisfazem a desigualdade é uma dessas regiões então para sber qual das regiões estamos interessado basta fazer o teste com um ponto. Por exemplo, vamos testar para um ponto $A=(0,0)$ que está abaixo da reta e ao substituirmos na equação obtemos $$5\cdot 0 + 20\cdot 0 = 0 \le 400.$$ Logo, todos os pontos que estão abaixo da reta satisfazem a primeira restição do problema. Restrição 1

Na segunda restrição fazemos da mesma forma, testamos um ponto em uma das regiões do plano separada pela reta $$10x_1+15x_2\le 450.$$ Para isso vamos testar o ponto $A=(0,0)$ e então temos $$10\cdot 0+15\cdot 0 = 0\le 450.$$ Sendo assim, a segunda restrição é toda região que está abaixo da reta. Restrição 2

Observe que como $x_1$ e $x_2$ representam a quantidade de cadeiras e mesas fabricada então devem ser positivas. Sendo assim, as restrições do nosso problema nos dá a região poligonal no qual encontramos a solução ótima do problema. Região factível

Para encontrar o ponto $I$ obtido da interseção entre as duas retas basta igualarmos suas equações. Reescrevendo na forma cartesiana temos $$x_2=-\frac{1}{4}x_1+20$$ e $$x_2=-\frac{10}{15}x_1+30$$ Sendo assim, temos $$-\frac{1}{4}x_1+20=-\frac{10}{15}x_1+30$$ o que nos dá que $x_1=24$ e consequentemente $x_2= 16.$ Logo, o ponto de interseção entre as retas é $$I=(24,16).$$

Exercícios de fixação

  1. Verifique se os pontos $A=(1,1)$, $B=(3,0)$ e $C=(-3,4)$ pertencem à reta de equação $y=x-3$ e esboce o gráfico.
  2. Deduza a equação de uma reta que passa pelo ponto $E=(2,1)$ perpendicular ao vetor $w=(-1,3).$
  3. Deduza a equação geral da reta que passa pelos pontos $P=(-3,1)$ e $Q=(2,-3).$ Esboce o gráfico.
  4. Coloque a equação da reta $y=3x$ na forma geral.
  5. Escreva o que você compreende sobre coeficiente angular da reta.
  6. Determine o coeficiente angular da reta cuja equação é $3x-y=-2.$
  7. Deduza a equação geral da reta que passa pelo ponto $R=(2,2)$ e é paralela ao vetor $w=(-4,2).$
  8. Esboçe no plano cartesiano o conjunto dos pontos $(x,y)$ cujas restrições são $$2x+3y\le 6$$ $$x-y \le 5$$ $$y>-2$$
  9. Um agricultor deseja plantar tomate e cebola. O gasto com plantio é RS $3,00/m^2$ para o tomate, RS $5,00/m^2$ para cebola. Seu lucro líquido é em média de RS $2,50/m^2$ com o tomate e com a cebola é de RS $3,00/m^2$. Este agricultor dispõe de RS 35.000,00 para investir no plantio e sua área disponível para plantio é de $11.000 m^2$. Considerando $x_1$ e $x_2$ a quantidade em metros quadrados de plantio de tomate e cebola, respectivamente, temos as restrições $$3x_1+5x_2 \le 35.000$$ $$x_1+x_2\le11.000$$ Discuta com seu grupo sobre qual região no plano cartesiano podemos encontrar as soluções do problema de maximizar o lucro $$L=2x_1+3,9x_2$$ Dado que a solução do problema é do tipo $X=(x_1,x_2),$ discuta com seu grupo sobre qual é a interpretação geométrica que podemos ter de cada uma das restrições do problema. Identifique a região do plano cartesiano onde podemos encontrar soluções do problema. Lembre-se que $x_1,x_2\ge0$
  10. Uma máquina produz frascos do tipo $A$ e $B$ mas não simultaneamente. Ao produzir o frasco do tipo $A$ ela gasta o tempo de $0,2h$ e ao produzir o frasco $B,$ gasta $0,4h.$ Sabendo que a máquina pode trabalhar no máximo 16h por dia e que fabricante tem um lucro de $2,00$ reais com frasco do tipo $A$ e $3,00$ reais com frasco do tipo $B$, e considerando $x_1$ e $x_2$ a quantidade de frascos do tipo $A$ e $B,$ respectivamente o seu lucro é dado pela expressão $$L=2x_1+3x_2.$$ Escrevas as expressões matemáticas que descrevam as restrições do problema e identifique geometricamente a região do plano cartesiano onde podemos encontrar soluções do problema de maximizar o lucro.
  11. Uma fábrica produz dois tipos de geradores, tipo $A$ e tipo $B.$ E cada um deles deve passar por duas máquinas $M_1$ e $M_2.$ Para fazer um gerador do tipo $A$ a máquina $M_1$ deve trabalhar 2 horas e a máquina $M_2$ deve trabalhar 4 horas. Para fazer uma unidade do tipo $B$ as máquinas $M_1$ e $M_2$ devem trabalhar respectivamente, 4 e 3 horas. As máquinas podem trabalhar 24 horas por dia. A fábrica tem lucro de 3.000,00 reais por um gerador do tipo $A$ e um lucro de $5.000,00$ por cada gerador do tipo $B$ e vende toda sua produção. Sendo assim, considere as variáveis $x_1$ e $x_2$ que determinam a quantidade de geradores do tipo $A$ e $B$, respectivamente e, então, seu lucro pode escrito por $$L=3000x_1+5000x_2.$$ Escreva as expressões matemáticas que descrevem as restrições de capacidade produtiva de cada máquina para esse problema e identifique geometricamente a região do plano cartesiano onde podemos encontrar soluções para maximizar o lucro, considerando $x_1, x_2\ge0.$
Gabarito